No artigo anterior vimos o que significa o termo TEM. Agora veja como implementar na sua empresa.

Passo 1: Criação de um inventário detalhado e completo
Para começar, é essencial que haja a criação de um inventário completo e detalhado com os ativos relacionados a telecomunicações da empresa, isso garante a percepção real de todos os custos envolvidos nesse setor.

Passo 2: Reunir as informações sobre tarifas
Nesse passo, para o TEM bem sucedido é importante encontrar e comparar todos os dados tarifários cobrados pelas operadoras e é através dessas informações bem definidas que encontra-se a verdade sobre o que é previsto e as cobranças. Estabelecendo um valor e criando até mesmo uma otimização.

Passo 3: Coleta de dados automatizada
Automatização em grande parte dos casos é um ponto importante. Isso porque a ação de automatizar torna mais fácil o controle do seu sistema de gestão de despesas. Essa facilitação se torna ainda mais prática através da eliminação da entrada manual de dados que em muitos casos gera mais trabalho devido os erros.

Passo 4: Agrupar as faturas
Organizar todas as informações torna o trabalho menos cansativo, influencia na organização de suas faturas e desta forma contribuí na compreensão dos gastos.

Passo 5: Relatório com os resultados
Criar um resultado com base nos dados coletados ao longo dessas cinco etapas é essencial. O quinto passo é responsável por identificar e corrigir eventuais problemas de forma prática e simples.