Anteriormente explicamos como o Data Center funciona e qual sua finalidade. No artigo de hoje mostraremos quais são os principais requisitos para um perfeito funcionamento.

1 – Energia constante
Com relação ao fornecimento de energia é imprescindível que o abastecimento seja constante, caso haja oscilações severas a eficiência de trabalho do centro de dados diminuirá e poderá causar transtornos às empresas que contrataram o serviço. O sistema provisionado de energia é composto por no-breaks e geradores, além de ser alimentado com redundância afim de garantir rendimento e eficácia ao sistema.

 

2 – Segurança
O Data Center deve possuir mecanismos de segurança que restrinjam o acesso somente à pessoas autorizadas para assegurar a segurança de dados;
possuir alarmes para prevenir possíveis invasões e maior efetividade na tomada de providências. Geralmente, o Data Center é equipado com câmeras de segurança, um sistema eficiente de identificação e em alguns casos vigilância armada.

 

3 – Ambiente bem refrigerado

Bons sistemas de refrigeração e energia garantem o funcionamento adequado dos equipamentos e dos sistemas dentro de um Data Center. A refrigeração tem como função manter a temperatura do ambiente nos níveis corretos para que tudo opere perfeitamente e sem oscilações muito grandes, o que é extremamente prejudicial para a operação do DC

 

4 – Uma boa infraestrutura de rede

Os Data Centers devem ser projetados com a infraestrutura adequada para suportar os serviços e sistemas da empresa permitindo seu perfeito funcionamento, prevendo um crescimento futuro, e com adequação às tecnologias emergentes. Portanto, escalabilidade e flexibilidade são características imprescindíveis.