Há pouco tempo o gravador de chamadas era um recurso exclusivo de algumas grandes empresas de call center devido seu alto custo.

O gravador de chamadas telefônicas tornou-se uma ferramenta fundamental no dia a dia das empresas que buscam maneiras de estarem sempre à frente da concorrência devido sua atuação na melhoria de áreas estratégicas.

A evolução digital corroborou para abrir novas opções de gravadores de chamadas telefônicas e atualmente possibilita a utilização por todas as centrais telefônicas, sejam elas analógicas ou digitais.

As gravações podem ser feitas em plataforma própria ou podem ser feitas através de um computador e são armazenadas através de um software. Processo de forma bastante simples, basta estar configurado e com a intervenção do operador pode ser interrompida a qualquer momento.

Vale ressaltar que esse recurso só serve como prova judicial para a empresa se o consumidor estiver consciente da gravação no momento do contato. Por isso é importante que os operadores sejam orientados a passar essa informação logo no início da ligação — o que também pode ser feito por meio de uma gravação eletrônica.