A manutenção preventiva de maneira planejada e programada tem como objetivo principal evitar que os clientes tenham prejuízos financeiros pela inoperabilidade. Prevenir ocorrência de falhas ou parada do equipamento por quebra, bem como apoiar os serviços de manutenção corretiva com a utilização de uma metodologia de trabalho periódica reduz custos e contribui na obtenção de melhores resultados.

Todas as etapas dos serviços a serem executados devem ser bem definidos levando em consideração material, mão-de-obra específica e até mesmo a contratação de serviços de empresas especializadas, desta forma não serão considerados imprevistos na manutenção preventiva. Todo e qualquer tipo de imprevisto é na realidade uma ação corretiva e não deve ser tratado como parte  do serviço preventivo.

Como exemplo podemos citar uma empresa de telemarketing cujo serviço de telefonia é prioridade máxima, cada minuto sem serviço interfere diretamente na produtividade, prejudica resultados e acarreta prejuízos.