PABX analógico

O PABX analógico é a versão mais tradicional desse sistema, ele opera por meio de empresas de telefonia fixa e não possui recursos avançados. No entanto, isso não desqualifica a tecnologia que utilizada nesta versão e permite várias funcionalidades.

Em empresas que não prestam serviços muito elaborados essa tecnologia pode suprir as necessidades em comunicação interna e externa. Entretanto, é preciso ficar atento na hora de fazer essa escolha, pois a manutenção do PABX analógico pode sair um pouco mais cara.

PABX Digital

É uma evolução do PABX analógico e, portanto, tem, além dos recursos e funcionalidades do analógico, alguns outros mais avançados e de melhor qualidade. Um outro diferencial com relação ao antecessor é a capacidade de fazer DDR – discagem direta para ramal – e também entroncamento E1.

Vale ressalvar que a manutenção exige mão de obra qualificada, o que acaba por encarecer um pouco o serviço.

PABX Híbrido

O PABX híbrido foi criado quando a VoIP se tornou uma ferramenta de negócios popular. Neste modelo de PABX, a tecnologia VoIP (Voz Sobre Protocolo de Internet) e as melhores funções do analógico e do digital são integrados.

Na prática, a hibridização significa que além das linhas convencionais, o PABX Híbrido, por meio dos números VoIP, indica qual é a rota mais barata para as chamadas, a cada ligação. Ou seja, é um sistema mais funcional. Ele permite que seja utilizada ora uma tecnologia, ora outra, de acordo com o tipo de chamada que será realizada.

PABX IP

O PABX IP funciona somente com linhas de operadoras VoIP — uma tecnologia que transforma sinais de áudio analógicos em dados digitais para serem transferidos através da Internet — que, como já vimos, têm tarifas mais baixas, tanto para chamadas de longa distância quanto para chamadas locais.

Porém, o PABX IP possui um custo de aquisição (do hardware) relativamente alto e também necessita de uma internet estável, preferencialmente dedicada, para manter os ramais externos. Além disso, ele pode ser alocado dentro da empresa em um servidor.

PABX Cloud

O PABX Cloud geralmente tem as mesmas funcionalidades que o PABX IP, mas possui algumas diferenças vantajosas em relação a esse: ele é alocado em servidores em nuvens e tem um baixo custo inicial de investimento, já que não é preciso adquirir o hardware.

Vale lembrar que o cloud não depende da internet para atender o cliente. Assim, se, por algum motivo, a internet da empresa ficar indisponível, ele pode direcionar para um celular, funcionalidade essa que o IP não possui.