Como sabemos, a principal desvantagem da telefonia analógica é a falta de mobilidade. Através do VoIP isso muda já que seu vendedor pode atender a chamada de qualquer lugar. Esteja seu colaborador em uma viagem de ônibus ou hospedado em um hotel seus clientes sempre poderão se comunicar com o vendedor através do VoIP. Se estiver sem bateria pode atender pelo computador, sem computador à mão, pelo celular e vice e versa. Basta apenas possuir uma conexão com a Internet.

Geralmente as equipes de vendas das empresas são as maiores utilizadoras de softwares para gerenciar o próprio trabalho, por isso o VoIP é em geral sua escolha principal, por se mesclar com outros softwares de negócios com facilidade. Uma das maiores diferenças está nesse ponto, enquanto VoIP é prático e direto, o fato depender de um telefone regular, torna preciso ter a mão um telefone, computador e muitas vezes folhas e canetas, o que desperdiça um tempo que poderia ser otimizado.

Vendedores podem enviar mensagens de voz para sua caixa de entrada, evitando que se esqueçam de algo, assim como toda a equipe pode acessar apenas uma caixa de entrada de grupo, o que permite a oportunidade de entrar em contato com todos os clientes sem precisar de um funcionário presente ou de um computador em especial. Ou seja, VoIP é prático, econômico, dinâmico, além de oferecer alta mobilidade ao usuário, permitindo que qualquer membro da equipe de vendas possa se encaixar no horário dos clientes sem que hajam gastos extras.