Você acha que sabe tudo sobre o PABX, já teve a curiosidade de conhecer toda a evolução e a história por trás disso e não conseguiu encontrar? Ou é uma pessoa que simplesmente adora agregar conhecimento? Esse artigo é exatamente para você!

O telefone foi patenteado em 7 de março de 1876, houveram atualizações em sua forma e funcionalidade, exatamente por isso, quase 100 anos mais tarde, o PABX começava a surgir. Tudo começou nos anos de 1960, quando um grupo de advogados desenvolveu o primeiro sistema PABX, no começo era necessário um operador humano que direcionasse manualmente cada uma das chamadas.

Nessa época era comum que as empresas contratassem seus próprios operadores, na sua maioria eram contratadas telefonistas que ficavam responsáveis pela movimentação manual dos números comprados ou alugados por essas empresas, mas isso mudou com o tempo e os sistemas PABX popularizaram-se e tornaram-se ainda mais importantes através de seus benefícios, como discagem de ramais e encaminhamento de chamadas.

Uma criação com um sistema que era semelhante a estrutura de computador de mesa, um pouco maior apenas, contendo um “HD”, “CPU”, “RAM” e um sistema operacional que permitia que as empresas adicionassem músicas ou linhas telefônicas facilmente, tudo isso através de novas placas para os gabinetes. É claro que tudo isso ocorreu muito antes da internet e do PABX que conhecemos agora.