Nós já vimos como o VoIP é um grande aliado para redução de custos. Agora veja 5 dicas para implementar o VoIP em sua empresa.

1 – Mapeamento: O mapeamento é essencial para que tudo seja ajustados de acordo com os níveis de necessidade dos departamentos e clientes externos, dando a oportunidade de saber que setor precisa de mais ou menos dados, formando um relatório que confirmará se todos os requisitos foram atendidos.

2 – Verificação VoIP: A verificação é importante que para evitar conflitos entre voz e dados, a rede esteja ajustada para que priorize a voz, além da largura da banda destinada aos demais serviços da rede, ou seja, é essencial que haja uma determinação do estado atual da rede para acomodar VoIP.

3 – Considerações: É importante saber a percepção do usuário quanto à qualidade da experiência de telefonia, para então saber se rede está atendendo aos seus requisitos. É através do Qualidade da Experiência (QoE) que o departamento de TI poderá agir de forma direta e rápida em caso de problemas como qualidade de voz, intermitência e assuntos técnicos.

4 – Monitoramento: Como as redes não seguem uma linha constante e estáticas há então uma importância na implementação de um processo de monitoramento constante, isso através da reavaliação, análise e repetição, isso é essencial pois qualquer mudança tem impacto toda a rede.

5 – Implementação: Não faça a implementação de uma vez sem que se tenha testado, é importante que se haja um piloto, um período de teste ou até mesmo a implantação gradativa, faça pesquisas junto aos membros da empresa, assim há maior oportunidade de acompanhar a funcionalidade, a satisfação e qualidade do VoIP em sua empresa.