SIP: Como funciona – No texto anterior, você descobriu o que é o SIP. Agora, vamos te mostrar como o SIP funciona e como o mesmo é extremamente útil em termos de telefonia e consequentemente, comunicação.

A tecnologia por trás do protocolo SIP é a HTTP, mas enquanto a tecnologia HTTP funciona para conectar páginas da internet, para o SIP ela funciona como integração de conteúdos em sessões administrativas. É com o protocolo SIP, que, através do VoIP, se é possível rejeitar chamadas, aceitar, iniciar videoconferências, excluir participantes, entre outros. Mas vamos lá: Você sabe como o SIP funciona? Conhece o que está por trás dele? Não? Vamos te mostrar agora mesmo!

O protocolo SIP funciona através do agente do usuário, ou seja, é a estação terminal que entra em funcionamento quando inicia uma sessão, funciona como se fosse um cliente. É ele que permite armazenar chamadas, redirecionar, entre outros, tudo isso automaticamente, o que com certeza gera conforto ao cliente. Após isso, entra em função o servidor proxy, que guarda as informações, envia solicitações de um cliente ou servidor para outro SIP, e além disso, pode auxiliar os setores financeiros da empresa, armazenando informações necessárias desse setor, tudo isso com uma completa comodidade e conforto, ao alcance das mãos.

Além desses fatores, existem muitos outros por trás do protocolo SIP, que possibilitam diversas funções nunca antes imaginadas com uma telefonia comum, funções essas que somente uma empresa como a Advance, com uma boa solução em VoIP e uma boa prestação de serviços ao cliente, pode oferecer.