As principais tendências de Telecom para 2019 já estão definidas, veja 5 delas:

1 – VoIP:
Voz Sobre o Protocolo de Internet, VoIP, é uma das tecnologias responsáveis por transformar uma chamada telefônica em sinais digitais para ser transmitida pela internet, permitindo mais do que apenas chamadas de voz, a telefonia digital está vinculada diretamente a ligações, conferências e vídeo-chamadas gratuitas, reencaminhamento de chamadas, além do compartilhamento de informações e dados, envio de mensagens de texto e seus derivados.

2 – Mobilidade:
A tecnologia digital proporciona redução de distâncias e com isso, aumenta a possibilidade de mobilidade e demanda para esse tipo de serviço, portanto, é importante estar presente na internet. Além disso, é preciso utilizar sistemas que tornem de fácil acesso os produtos para os clientes.

3 – Sistema Integrado:
Integrar os sistemas pode tornar sua empresa mais eficiente e gerar mais resultados. A telemetria, sistema utilizado para que equipamentos se comuniquem, é utilizada nos dispositivos móveis, com isso, sua empresa consegue ter dados em tempo real, como estoque, logística, etc.

4 – Inteligência Artificial:
Algumas empresas, principalmente as que não tem medo de inovar no mercado da tecnologia, estão utilizando experimentos com IA para elevar o engajamento com seus clientes, seja em seus respectivos sites ou em outros canais digitais, além de reduzir custos, o cliente se sente mais satisfeito e o serviço, se bem feito, é extremamente mais eficiente.

5 – Bring Your Own Device (BYOD):
Em tradução livre: Traga seu próprio dispositivo, está sendo utilizado para que o colaborador leve para o escritório seu dispositivo de trabalho, seja Smartphone ou notebook, o que reduz custos para a empresa e faz com que o colaborador se sinta mais à vontade.