Private Automatic Branch Exchange, troca automática de ramais privados, parece familiar? Pois é exatamente esse o significado de PABX, que por sua vez, possibilita que a comunicação seja facilitada através do recebimento de ligações externas das operadoras e a distribuição em ramais internos, tornando possível que várias pessoas utilizem uma mesma linha telefônica.

O PABX tem como uma das vantagens principais o oferecimento da comodidade por conta de seu sistema descomplicado, mas não é apenas essa a vantagem do PABX, há múltiplas vantagens em utilizá-lo.

Para começar, PABX dispensa a necessidade de haver um telefonista ou um operador transferindo as chamas internas e externas, além disso, o fato desse sistema telefônico otimizar a comunicação nas empresas reduz os custos com chamadas, ou seja, há uma economia dupla com PABX.

O sistema PABX também trabalha com alta proteção, garantindo o sigilo das ligações, independente do número de ramais existentes na empresa ou em residências. Com o PABX também é possível transferir ligações, colocar uma chamada em espera, além de permitir que vários ramais conversem ao mesmo tempo.

A utilização também é simples, para chamadas externas, basta discar um código que geralmente é o número 0 e na sequência, discar o número do telefone. Para realizar chamadas internas basta apenas discar diretamente o número do ramal, para ligações de um ramal para outro, basta discar a tecla flash e o número do ramal desejado.

Conhecer o PABX, suas vantagens e funcionalidades faz toda diferença para obter melhores resultados, não só para as áreas de comunicação como também na parte financeira.